terça-feira, janeiro 02, 2007

O xadrez (parte III) - xadrez com dois pares de jogadores

Voltando mais uma ao xadrez, tema dos ultimos posts, trata-se de um jogo que tem mais de 2 milhões de variantes, entre variantes cujo objectivo é tornar o jogo mais complexo evitando assim empates (o xadrez de Capablanca, um antigo campeão do mundo do jogo, é disso exemplo), variantes que tentam eliminar a preparação das aberturas -ou, também, a vantagem dos computadores - através da aleatorização da posição inicial do jogo (posso, aqui, citar, o xadrez de Fischer), variantes que mudam o jogo alterando a movimentação das peças ou introduzindo novas peças, ou até variantes que transformam o jogo num jogo tridimensional.

Neste post vou introduzir o xadrez com quatro jogadores - "four -way chess" que, longe de ser um jogo tradicional, mostra como a cooperação entre dois jogadores pode ocorrer.





O xadrez de quatro jogadores é um jogo jogado num tabuleiro similar ao xadrez, só com quatro conjuntos de peças, um em cada lado do tabuleiro. As variantes divergem no número de linhas entre o conjunto de peças e o "tabuleiro principal". Neste caso há uma. Nesta variante, cada par de jogadores do lado oposto do tabuleiro, pertencem à mesma equipa e cooperam no sentido de vencer o jogo, isto é, dar mate a cada um dos dois reis adversários.

Trata-se, claramente, de um jogo muito mais complexo que o xadrez normal, pelo que o seu pendor estratégico é muito mais aprofundado. Aliás, programas de computador que joguem bem este jogo são, basicamente, "ficção científica", no estado da arte das técnicas de Inteligência Artificial: com efeito, a explosão combinatória resultante de, em cada lance, 4 jogadores jogarem, torna o jogo muito mais difícil de ser analisado por um computador com a típica pesquisa alfa-beta.

Este jogo necessita de uma coordenação eficaz entre os dois jogadores. Um jogador poder-se-ia sentir tentado a não defender o seu colega de equipa contra um ataque inimigo, resguardando as suas peças, ou a não colaborar num ataque contra um rei inimigo para se proteger. Contudo, a prática revela que isso acaba por ser prejudicial para os dois jogadores, porque o inimigo consegue dar mate ao colega de equipa e depois ao jogador que tomou a opção de não o ajudar. Aliás, os jogos de equipa são interessantes por isso mesmo: a qualidade da equipa pode ser radicalmente diferente da soma das qualidades dos seus elementos. Isto pode ser considerado em analogia com muitos desportos colectivos, como por exemplo, o futebol.

A teoria do jogo encontra-se muito pouco desenvolvida devido não só ao relativo desconhecimento deste jogo como também à sua complexidade, o que o torna interessante como "plataforma exploratória". Não existem aberturas standard, embora vigorem os princípios habituais no xadrez como o controlo do centro. Os peões demoram muito a alcançar o centro do tabuleiro pelo que não existem grandes lutas entre formações de peões, servindo estes um papel importante na defesa do rei. A defesa do rei também é mais difícil de assegurar, pois o rei pode ser vítima de ataques de dois jogadores em simultâneo.

Quanto ao valor das peças, não será difícil de conjecturar que as peças deslizantes - a dama, a torre, o bispo - verão o seu valor aumentado relativamente ao jogo tradicional. A dama, em particular, vai-se tornar ainda mais poderosa do que já era devido ao seu enorme raio de acção, principalmente quando se encontra no centro do tabuleiro, e o acto do rei se colocar no fila aberta é, neste jogo, praticamente suicídio. Já o cavalo e o rei vêem o seu valor reduzido; no que se possa, eventualmente, definir como um final, este estará bastante exposto se ainda se encontrarem peças pesadas no tabuleiro, ao passo que o cavalo tem um movimento demasiado curto para o tamanho (160 casas!) do tabuleiro.

11 Comments:

At 3:36 da tarde, Blogger Unknown said...

esse Xadrez para 4 jogadores deve ser muito massa !!! amigo onde acho mais regras ??? abraço.

 
At 1:04 da tarde, Blogger Gah said...

cara esse jogo de xadrez com 4 jogadores de ve ser muito loco se tiver como vc postar mais regras ou dizer onde posso encontrar pra mim seria otimo valeu

 
At 3:57 da tarde, Blogger nadroj said...

cara esse jogo de xadrez deve ser muitpo bom queria que falasse mais regras tipo se os movimentos das peças mudam e onde posso conseguir um desse pra mim adoro xadrez alguns acham complicado mais depois que aprende é muito legal

 
At 4:47 da manhã, Blogger Unknown said...

O xadrez de capablanca para mim deveria ter um lugar melhor no mundo do xadrez, por ter partidas mais rápidas e ser mais complexo que o tradicional, Mas sempre com peças inicialmente organizadas de forma aleatória com o xadrez 960. Xadrez é jogo que vc tem que se garantir sozinho, imagina se o seu parceiro faz vc perder a partida por qualquer motivo, ex: pode ter sido comprado pelo adversário, ai para mim perdeu o sentido, eu não jogo.

 
At 1:19 da tarde, Blogger Unknown said...

Olá pessoal,

Me chamo Gilvan e eu confecciono esse tabuleiro para 4 jogadores e se vocês tiverem interesse é só me contactarem.

Eu fiz as adaptações das regras para jogarmos em dupla ou individual.

Tenho para venda.

Abraço a todos,

Gilvan Soares - soaresgilvan1969@gmail.com

 
At 10:15 da manhã, Blogger Unknown said...

Se quiser jogar on line, no chess.com tem essa modalidade.

 
At 1:49 da manhã, Blogger Renita Senna said...

onde compro um tabuleiro desses ?

 
At 8:42 da tarde, Blogger ALDENIR MANHAES said...

Vendo jogo completo e personalizo tabuleiro!
Zap 21 97558-4231

 
At 8:43 da tarde, Blogger ALDENIR MANHAES said...

21 97558-4231

 
At 2:44 da tarde, Blogger Unknown said...

Quanto é

 
At 3:43 da manhã, Blogger Admin said...

Muito legal esse site de Jogos Grátis online

 

Enviar um comentário

<< Home