sábado, dezembro 30, 2006

O shogi (parte II)

O shogi parece ter, à partida, mais semelhanças com o xadrez ocidental do que o Xiangqi. Efectivamente, este jogo é mais parecido nas peças e no "layout" do tabuleiro. Curiosamente, tal como no xadrez chinês foi abandonada a rainha do xadrez original, o que diminui o poder inicial ao dispôr de cada jogador. Neste jogo optou-se por avançar os peões de uma fila ao invés de lhes dar a possibilidade de terem uma jogada inicial de duas casas.

No shogi apenas 1% dos jogos terminam empatados. Isso deve-se ao facto de as peças não saírem definitivamente do tabuleiro, havendo sempre a possibilidade de mate (não existe o chamado "stalemate"). Existem também regras que forçam o jogador que inicia um xeque perpétuo a desfazê-lo, para evitar forçar um empate dessa forma. Mais do que isso, existem muitas regras, algumas não muito bem definidas, para impedir que o jogo se torne num empate rápido. Por exemplo, poder-se-ia pensar em levar o rei até ao lado do inimigo do tabuleiro e protegê-lo aí, o que faria sentido: a reduzida mobilidade das peças do shogi a andarem para trás tornaria muito mais difícil o xeque-mate. Em situações destas, o árbitro pode decidir resolver o jogo com uma contagem de material, atribuindo a vitória ao jogador que tiver mais peças valiosas. Esta é, como não será de estranhar, uma regra bastante controversa.

Passemos, agora, a algumas considerações estratégicas sobre este jogo.

- O facto de os peões não tomarem na diagonal elimina os bloqueios e toda a estratégia que se constrói, no xadrez ocidental, à volta de posições fechadas e cadeias de peões. Há, assim, uma certa desvalorização neste jogo, do papel do peão, face ao xadrez internacional : Steinitz, campeão mundial, era conhecido por dizer que "os peões são a alma do jogo".

- O shogi é, fundamentalmente, um jogo ofensivo. Não existem grandes vantagens em nos remetermos somente à defesa; uma força atacante consegue normalmente dominar a defesa, desde que disponha de tempo suficiente. No shogi acontece, muitas vezes, por isso, que os dois lados estejam simultaneamente à beira de conseguir o xeque-mate. Assim, fica também a impressão que, neste jogo, dispor de uma vantagem material é muito menos relevante que no xadrez, onde a vantagem de um peão costuma ser suficiente para a vitória. E, de facto, assim é. Digamos que o shogi (tal como o xiangqi, mas principalmente o shogi) é um jogo muito menos materialista que os jogos ocidentais e, também, menos posicional. Tal sugere uma ligação á cultura oriental, tal como já víramos para o Go, entre outros jogos. Mas como já vimos, se o material é secundário, dispor de tempos é fundamental, daí se realizarem frequentemente sacrifícios com o objectivo de abrir as linhas do inimigo. Tudo isto é complicado pela possibilidade de se colocarem peças quase livremente no tabuleiro: uma peça capturada pode, assim, ser infiltrada nas linhas inimigas reforçando um ataque desenvolvido por um jogador. Por tudo isto conclui-se que, no shogi, a defesa não promete, a longo prazo, qualquer sucesso.

Quanto aos computadores, a associação japonesa de Shogi proibiu os seus profissionais de defrontarem máquinas sem autorização, para preservar o seu estatuto como jogadores. Contudo, podemos ver que este é um jogo bastante mais complexo que o xadrez, devido às colocações de peças no tabuleiro, que aumentam consideravelmente o "branching factor" (o número de jogadas que uma implementação de força bruta terá de considerar), ao maior tamanho do tabuleiro e maior número de peças, e também às regras bastante mais complexas que o xadrez ocidental. O benefício dos computadores da utilização de livros de aberturas também não é claro, uma vez que existem muito mais aberturas possíveis e estas não se encontram tão bem estudadas como no parente ocidental deste jogo. Existem, ainda assim, programas consideravelmente fortes e pensa-se que será apenas uma questão de tempo até este jogo também passar para o domínio dos computadores.

2 Comments:

At 4:07 da tarde, Blogger Ricardo A. said...

Oi! Bom artigo, bem escrito! Se calhar ainda o uso para o meu blogue, com a tua autorização. Pode ser?
Já agora visita-o, é só sobre shogi!
Caso jogues talvez combinemos umas jogas!

 
At 3:50 da tarde, Blogger ₢i¢h@₢d'$¹²³ said...

eu assisto Naruto...e lá eu conheci o shogi...mas agora eu comecei a jogar..e gostaria de saber alguma jogada....

 

Enviar um comentário

<< Home