segunda-feira, novembro 13, 2006

O jogo das Damas

Seria difícil conceber que as mesmas civilizações que criaram maravilhas abstractas do mundo como as Pirâmides, não tivessem também exercícios abstractos do intelecto como este. E, de facto,pensa-se que o jogo das damas, um dos jogos mais jogados em todo o mundo na sua multiplicidade de variantes, nasceu no Egipto. Ou, pelo menos, já lá era jogado 4000 anos antes de Cristo, sendo por isso talvez legítimo pensar-se que foi o antecessor do xadrez, até porque as regras são mais simples e as peças mais simples de fazer.


Um tabuleiro de damas, 8*8

Actualmente, o jogo joga-se normalmente em tabuleiros 10x10 (International Draughts) ou 8x8 (English Draughts, também conhecido por American Checkers), mas há muitas outras variantes que se podem jogar com as mesmas peças. Na realidade a forma de damas que eu aprendi a jogar é uma mistura entre as duas acima.

As regras são muito simples e, em moldes gerais, as seguintes: cada jogador tem o mesmo número de peças iguais, que se movem na diagonal e "saltam" sobre as peças adversárias, desde que haja espaço para tal, tomando-as. O jogador é sempre obrigado a capturar as peças do adversário caso isso seja possível. Ganha o primeiro jogador que eliminar todas as peças do adversário do tabuleiro. Existem também peças superpoderosas, os "reis", que são obtidas por um jogador quando este alcança a última fila do tabuleiro, e que podem mover-se um número arbitrário de casas na diagonal. O facto de todas as peças serem colocadas em casas de uma das cores faz com que efectivamente apenas metade das casas do tabuleiro sejam usadas no desenrolar do jogo.

O jogo das damas é normalmente mais curto que o jogo do xadrez, e claramente mais simples nas suas implicações estratégico-tácticas.

1 Comments:

At 2:53 da tarde, Blogger gatinha100 said...

Esse programa me ajudou muito no meu trabalho de educaçao fisica, sobre jogos de tabuleiros, e concerteza tirarei uma ótima nota.......................................................parabens por publicarem materias tao edificantes para o nosso conhecimento e desenvolvimento..........................................

 

Enviar um comentário

<< Home