segunda-feira, novembro 20, 2006

Fases de um jogo de tabuleiro

Os quatro jogos de tabuleiro até aqui analisados, se bem que superficialmente, permitem constatar a existência de algumas tendências que se revelam comuns entre eles.

No xadrez, é bem visível uma divisão do jogo em 3 fases distintas: abertura, meio-jogo e final e, de certa maneira, isso também acontece no jogo das damas.
Estas três fases caracterizam-se por terem diferente acuidade estratégica e táctica, bem assim como o número de peças ir diminuindo gradualmente ao longo do jogo. Nem todos os jogos têm de ter as três fases (há aqueles que acabam mais cedo), mas existe uma tendência para o jogo ir evoluindo de acordo com esta divisão.


A abertura


Uma posição típica do meio jogo


Um final, com as duas torres no tabuleiro.

Contudo, esta divisão nem sempre é óbvia, como acontece no jogo do Go em que o jogo caminha, é certo, para o seu final se tivermos em conta que em cada jogada é colocada uma pedra numa intersecção, mas não é óbvio em que fase do jogo este se encontra a cada momento. De forma semelhante, o jogo "Arimaa", em baixo (página oficial) que foi inventado com o principal objectivo de ser difícil de jogar por parte dos computadores, tem sempre o mesmo número de peças no tabuleiro porque não existem capturas não existindo por isso finais no sentido do xadrez e, por outro lado, as aberturas também não têm o carácter de serem bem estudadas, como no xadrez por serem "aleatórias".


O jogo Arimaa