sexta-feira, outubro 20, 2006

O jogo do Go



O jogo do Go é um dos mais simples e simultaneamente um dos mais complexos jogos de estratégia que existem, apesar de pouco divulgado no ocidente. Inventado na China, provavelmente entre 3000 e 4000 anos atrás, é um dos três jogos de tabuleiro antigos que ainda é jogado (os outros são o xadrez e o gamão).

É simples, pois as regras são bastante simples. Joga-se num tabuleiro 19x19 colocando sucessivamente pedras em intersecções livres. Para jogar basta colocar uma pedra numa intersecção que tenha linhas adjacentes livres. O objectivo é também simples: conquistar a maior parte de território possível, rodeando-o com pedras do jogador.

É complexo, pois estima-se que existam 10^700 jogos de Go diferentes. O número de estratégias possíveis é enorme, e aquilo que é bom a curto prazo (i.e ganhar território imediatamente) pode ser mau globalmente, pois o adversário pode ganhar outro tipo de vantagens. Ao contrário do xadrez não existe nenhum "balanço material" claro, o que, aliado ao facto dos jogos serem normalmente longos e existir um enorme número de lances legais em cada posição (entre 200-250 normalmente) torna impossível tentar jogar Go com uma aproximação de força bruta. Na realidade, o jogo do Go é considerado o último bastião do domínio intelectual humano, que resistiu ao ataque dos computadores.

2 Comments:

At 1:47 da manhã, Blogger Francisco Pereira said...

Deixo aqui o site da Associação Portuguesa de Go
Francisco Pereira (Jogador de Go - 1Dan)

 
At 7:50 da tarde, Blogger Vitória said...

nossa! esse jogo go e muito legal!!!

 

Enviar um comentário

<< Home