sexta-feira, outubro 27, 2006

O gamão (parte II)

Outra coisa interessante neste jogo é que o gamão tem um número muito menor de posições legais (aproximadamente 10^20) que o Go ou mesmo que o xadrez mas não se presta a uma análise por força-bruta como este último. Isto porque o número de jogadas possíveis em cada posição, normalmente 20, multiplicado pelo número de possibilidades dos dados, torna o número de possibilidades a analisar em cada posição da ordem das centenas. Assim sendo, seria de esperar que o gamão resistisse aos ataques dos computadores. Contudo, não é esse o caso. Os melhores programas de computador de gamão estão ao nível de ou ligeiramente acima dos melhores jogadores humanos. Usam técnicas da Inteligência Artificial que parecem intuitivamente levar mais facilmente a agentes inteligentes do que pesquisa de força-bruta: redes neuronais e outras formas de aprendizagem.

Interessante ver, pois, que os jogos mais conhecidos na antiguidade são jogos de dois jogadores, mas que materializam formas diferentes de olhar para a estratégia como parte integrante de um jogo de tabuleiro. O xadrez e o Go fazem depender o seu desfecho unicamente do mérito e da perícia dos seus jogadores, ao passo que o gamão reconhece que existe um factor desconhecido, a sorte, que influencia a vida de uma pessoa.

Falo aqui ainda de jogos abstractos, que demonstram o poder de abstracção que as culturas que os inventavam, há milhares de anos atrás, já possuíam. E é talvez devido a essa universalidade que estes jogos continuam, na actualidade, a ser jogados.

O gamão



Não faria sentido falar dos três mais antigos jogos de tabuleiro sem falar do gamão. Diz-se que era jogado pelo menos 1000 anos antes do xadrez.
Joga-se numa "pista" unidimensional, sendo o objectivo do jogo levar todas as peças ("checkers") de um lado ao outro do tabuleiro.
Vence o primeiro jogador a fazê-lo, e a pontuação pode ser maior se a margem pela qual vence for muito grande (se o adversário não tiver conseguido levar nenhuma das suas peças até à fila de chegada, o jogador que vence consegue pontuação a dobrar), o que não acontece no jogo do xadrez nem no jogo do Go.
Mas o factor que o distingue de forma mais marcada dos outros dois jogos que referi é o factor sorte. O jogador move as suas peças conforme lhe seja permitido por um dado que é lançado em cada jogada. Não é, por isso um jogo completamente equilibrado como o jogo do xadrez ou o jogo do Go.

sexta-feira, outubro 20, 2006

O jogo do Go



O jogo do Go é um dos mais simples e simultaneamente um dos mais complexos jogos de estratégia que existem, apesar de pouco divulgado no ocidente. Inventado na China, provavelmente entre 3000 e 4000 anos atrás, é um dos três jogos de tabuleiro antigos que ainda é jogado (os outros são o xadrez e o gamão).

É simples, pois as regras são bastante simples. Joga-se num tabuleiro 19x19 colocando sucessivamente pedras em intersecções livres. Para jogar basta colocar uma pedra numa intersecção que tenha linhas adjacentes livres. O objectivo é também simples: conquistar a maior parte de território possível, rodeando-o com pedras do jogador.

É complexo, pois estima-se que existam 10^700 jogos de Go diferentes. O número de estratégias possíveis é enorme, e aquilo que é bom a curto prazo (i.e ganhar território imediatamente) pode ser mau globalmente, pois o adversário pode ganhar outro tipo de vantagens. Ao contrário do xadrez não existe nenhum "balanço material" claro, o que, aliado ao facto dos jogos serem normalmente longos e existir um enorme número de lances legais em cada posição (entre 200-250 normalmente) torna impossível tentar jogar Go com uma aproximação de força bruta. Na realidade, o jogo do Go é considerado o último bastião do domínio intelectual humano, que resistiu ao ataque dos computadores.

quinta-feira, outubro 12, 2006

Estratégia e Táctica

Ao passo que o post dois acima ilustrou um motivo táctico do xadrez, o anterior ilustra um motivo estratégico. Muitos jogos de tabuleiro apresentam uma ou as duas (táctica ou
estratégia), onde se entende a táctica como sendo um conjunto concreto de lances que
levam a ganhos importantes e a estratégia como um conjunto de ideias de médio-longo
prazo que se materializam num plano coerente. Normalmente os computadores são monstros tácticos, encontrando combinações facilmente, tendo muito maiores dificuldades em jogos/posições onde a estratégia é o elemento predominante, uma vez que o lance onde os frutos do plano são obtidos está normalmente muito para lá da sua árvore de procura. Falarei mais da forma como os computadores normalmente jogam jogos
de tabuleiro na apresentação de outros jogos de tabuleiro diferentes.

Xadrez - um jogo de tabuleiro (parte 2)


(Efim-Capablanca, 1924)

Nesta posição, de um carácter completamente diferente da anterior, as negras têm um
plano: explorar as fraquezas dos peões brancos b3 e c3, levando à sua captura ou à degradação ainda maior da posição branca. Assim, usando a pressão sobre esses peões, as negras vão conseguir vencer o jogo.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Xadrez - um jogo de tabuleiro

Que maneira melhor de começar esta exploração sobre jogos de tabuleiro, que não começasse naquele que é talvez o mais popular deles : o xadrez? Começar explicando as regras seria um pouco inútil, porque quase já todos as conhecem, ou então http://en.wikipedia.org/wiki/Chess
é uma boa introdução.
Deixo então aqui uma posição com um motivo táctico genial, que para mim resume uma boa parte do que é o xadrez.



As brancas jogam e dão mate em 5 [J.Sousa - A.Rodriguez, 1997]

Atenção: a solução está em baixo.

















Conseguiu adivinhar?
1.Dh5!! (este lance é impressionante, pois não só a dama fica atacada, como as duas
torres também. Agora as negras têm três maneiras de se tentarem defender contra
a ameaça de mate em h7:
1. ... gxh5 2. Bxh7 mate;
1. ... Cxd3 de nada serve pois as brancas jogam Dxh7 mate;
1. ... Bxg5 para destruir o cavalo e evitar o mate, mas as brancas jogam outro
lance espectacular 2. Dxh7+!! Rxh7 3.hxg5+. Se 3. ... Cxh1, segue-se 4. Txh1+ Rg8
5. Th8 mate e se 3. ... Ch3 segue-se 4. Txh3+ Rg8 5. Th8 mate. Obviamente que se 3. ... Rg8 segue-se logo Th8 mate.

quinta-feira, outubro 05, 2006

Começo hoje este blog sobre jogos de tabuleiro. E, para o fazer, nada melhor do que começar pelo início. O que é um jogo de tabuleiro? Procuram-se definições.

Há a visão lúdica, para a qual um jogo de tabuleiro não é mais que uma forma de diversão.
Há a visão competitiva, em que o jogo de tabuleiro é um meio de se superiorizar a um adversário.
Há a visão de cooperação, em que vários individuos dentro de uma equipa cooperam para vencer um jogo de tabuleiro.
Há a visão matemática ou computacional, que vê um jogo de tabuleiro simplesmente como a procura de uma estratégia num espaço de estados, finito ou infinito.
E há muitas outras maneiras de ver um jogo de tabuleiro.

Neste blog, vou falar de alguns jogos de tabuleiro, e descrevê-los nas suas várias vertentes.